Já comentei como é importante ter alguns ingredientes coringa no freezer da sua casa? Frango desfiado, carne moída, seleta de legumes, hambúrguer caseiro, feijão cozido... Tudo isso pode fazer milagres em momentos de pressa ou quando você está com vontade de comer algo bem gostoso! E foi isso mesmo que aconteceu aqui em casa. Esse risoto ficou divino e foi feito com ingredientes super simples. As ervas e temperos podem ser alteradas e ficam a seu gosto. Apesar da receita ter vários ingredientes e ser longa, siga todos os passos corretamente e você terá um risoto cremoso e no ponto certo. Não pule etapas nem encha a panela com o caldo de galinha ok? Vai por mim!
Risoto Caipira
(Rende 2 generosas porções - Tempo de Preparo: de 20 a 30 minutos)
1 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
1 xícara de chá de arroz arbóreo (ou carnaroli) arroz próprios para risoto
1 taça de vinho branco seco (usei um vinho orgânico)
1 xícara de chá de seleta de legumes
1 xícara de chá de frango desfiado cozido
1 litro de caldo de galinha (usei um que eu mesma fiz, mas você pode substituir por 1 caldos de galinha dissolvidos em 1 litro de água
1 colher de café de semente de coentro moída
1 colher de café de cúrcuma em pó (dá a cor amarela ao risoto, você pode substituir por colorau)
1 colher de café de lemon pepper (você pode substituir por pimenta em pó, mas use só uma pitada)
1 pitada de tomilho
1 colher de sopa de manteiga (no fim do preparo)
1 xícara de queijo parmesão ralado (no fim do preparo)
A primeira coisa a fazer é colocar o caldo de galinha para ferver. Quando começar a ferver, deixe o fogo bem baixo e comece fazer o risoto:
Em uma panela larga e sempre com o fogo baixo, aqueça o azeite e refogue o alho. Quando o alho ficar dourado, junte o arroz e mexa bem até os grãos ficarem quase transparentes, então acrescente o vinho e mexa até o vinho secar.
Depois disso, acrescente 1 concha do caldo de galinha, os temperos e mexa até o caldo quase secar. Então acrescente mais 1 concha do caldo, o frango desfiado e mexa até o caldo quase secar.
Adicione mais 1 concha do caldo, a seleta de legumes e mexa. Depois de adicionados os ingredientes, vá colocando 1 concha de caldo e mexendo até ele secar e mais 1 concha e mexendo... Até que o arroz esteja macio (eu usei cerca de 800ml do caldo).
Depois do arroz cozido, desligue o fogo, adicione a manteiga e o queijo e mexa bem até derreterem. Experimente, acerte o sal e a pimenta se necessário. Só acerte o sal no final, pois como o caldo de galinha e o queijo são salgados, normalmente não precisa colocar sal (eu não coloquei).
Sirva imediatamente e bem quente!!
Risoto sempre é bom. Também faço com caldo de frango caseiro, ao mesmo tempo que cozinho o frango para desfiar.
ResponderExcluirA cor ficou linda.
Beijo
Oi Kati! Tb adoro um risoto, não tem como ser ruim...
ExcluirBjos!
;)