Você gosta de café? Aqui em casa somos viciados! E você gosta daquele café passado no coador ou o expresso? Sabia que existem muitas formas diferentes de se fazer o nosso cafézinho de todo dia? Hoje vou falar um pouco sobre 5 maneiras de se fazer café e a diferença (de preparo e resultado final) de cada uma delas!
Café Turco
O método é muito simples: coloca-se o pó juntamente com a água e o açúcar para ferver. O café é fervido algumas vezes e então servido sem coar. Apenas é necessário esperar o pó "baixar".
Moagem: bem fina.
Torra: média a escura.
Torra: média a escura.
Filtro de papel
É o método mais tradicional brasileiro, juntamente com o coador de pano. Você ferve a água com o açúcar e então despeja em um filtro onde o café está. O filtro não permite que os resíduos de café passem.
Moagem: fina, tipo açúcar refinado.
Torra: indiferente.
Cafeteira Italiana ou Moka
O processo de preparo é bem simples. Na parte de baixo da cafeteira, coloca-se água e, na parte de cima, em um recipiente furado, o café. Depois, a parte de cima é rosqueada e a cafeteira, colocada no fogo. Quando a água entra em ebulição, passa pelo pó e o líquido que sobe já está pronto e fica armazenado na parte superior.
Moagem: média/grossa.
Torra: indiferente.
Torra: indiferente.
Cafeteria Francesa ou French Press
O processo de elaboração do café com esse tipo de cafeteira consiste em colocar o pó no fundo e misturar com água quente, deixando a mistura descansar por alguns minutos. Depois, é só empurrar o êmbolo para baixo para que o café seja filtrado.
Torra: escura.
Máquina de Expresso
Nela a água passa pelo pó com uma alta pressão, resultando em um café encorpado e forte.
Moagem: média/fina.
Torra: independente
Fonte: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/cafe-de-formas-diferentes_9431.html#ixzz4Ewn6VhEz
Torra: independente
Fonte: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/cafe-de-formas-diferentes_9431.html#ixzz4Ewn6VhEz
Nenhum comentário:
Postar um comentário