Sabe quando você sente o cheiro daquele tempero que te faz lembrar sua infância, ou um local onde esteve? É disso que venho falar hoje, de temperos típicos.
Alguns locais, regiões ou até famílias/pessoas tem o seu tempero típico. Aquele ou aquela mistura que só de sentirmos o aroma ou o sabor nos faz lembrar.
Quem não se lembra da vó ou da mãe cozinhando quando sente o cheirinho de cebola e alho fritando...
E algumas regiões ou países tem seu próprio cheiro, seu próprio sabor, e para quem tem dúvida de como usar temperos, ervas e condimentos, que tal começar tentando usar os mesmos temperos que estas regiões? Vai ver mora uma pessoa cheia de aromas aí dentro de você doida para ser descoberta:
A culinária cajun, que chegou aos EUA pelos franceses que chegaram pelo Canadá, usa, em geral, cominho, páprica, muita pimenta e orégano em seu tempero.
A cozinha grega usa muito alho, um pouco de pimenta, orégano, salsinha e alecrim.
No sudeste asiático, como Indonésia, Tailândia e também na Índia, o tão conhecido curry é composto por cominho, sementes de coentro, açafrão, cardamomo, canela, pimenta e limão.
Na culinária típica Italiana, além do nosso tradicional refogado de cebola e alho, usam muitas ervas como manjericão, orégano, manjerona, tomilho e alecrim.
A comida mexicana além do já conhecido uso da pimenta, usa também páprica, cominho e muita cebola.
E agora, que tal tentar usar temperos diferentes? Comece com uma pitada e descubra novos aromas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário