A colher de pau é um daqueles utensílios encontrados em quase todas as cozinhas. Nossas avós usavam e muitas ainda usam.
Há quem ame e quem deteste as colheres de pau. Uma boa limpeza e desinfecção é a parte mais importante para que essas amadas colheres durem mais e sejam sempre seguras.
Quando Usá-las
São ideais para usar com panelas antiaderentes, pois não danificarão a superfície, e também para mexer cozidos e molhos por bastante tempo, porque o calor não percorre o cabo.
Limpeza e Desinfecção
Apesar dos boatos sobre a proliferação de fungos e bactérias, é importante lembrar que a higiene das colheres de pau deve ser muito bem feita. Com o devido cuidado, elas não são mais perigosos do que outros materiais. A madeira é naturalmente anti-bacteriana, então, a menos que você esteja usando colheres de pau com trincas profundas que estejam hospedando alimentos, elas estão perfeitamente seguras.
Limpeza geral: Basta lavar à mão em água morna e com sabão (use seu detergente preferido), enxaguar bem e deixar secar no ar ambiente. O importante é mantê-las sempre em ambiente seco.
Elas podem ser lavadas na máquina de lavar louça, mas podem quebrar mais rápido ao longo do tempo (devido à temperatura da água) e será necessário substituir com mais freqüência. Se você tem uma colher de pau favorita e de boa qualidade que não pode ser facilmente substituída ... fique com a lavagem à mão.
Outra dica: evite deixá-las na pia junto com a louça suja, lave-as logo após o uso.
Para desinfetar: Lavar em água morna com sabão, enxaguar e mergulhar em uma solução com quantidades iguais de vinagre e água durante cerca de 5 minutos. Enxágue, seque com um pano para remover o excesso de umidade e deixe secar ao ar.
Como Retirar Odores
Para diminuir algum odor que sua colher de pau possa ficar, coloque-a em imersão em uma solução de bicarbonato de sódio / água (3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água morna). Deixe por cerca de 15 ou 20 minutos e enxágue bem. Seque com um pano e deixe secar ao ar.
Quando Trocar
Quando elas começam a se partir, quebrar ou desenvolver trincas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário