Quando fui à Holanda este ano fiquei apaixonada pela sopa de tomates deles e até comentei aqui e aqui. A sopa era deliciosa e muito reconfortante após um dia de caminhada. Até que um dia desses acordei nostálgica e querendo o sabor daquela sopa. Saí do serviço e comprei 1 quilo dos tomates mais bonitos e vermelhinhos que achei. Quando terminei a receita e fui comer, ah, que saudade da Holanda! Minha sopa ficou igualzinha as que eu comi por lá! Aposto que vocês vão adorar experimentar essa receita.
(Rende 2 litros de sopa - Tempo de Preparo: 1 hora)
1Kg de tomates maduros
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada (usei a cebola roxa)
1 pimentão vermelho pequeno picado
5 dentes de alho amassados
1 caldo de galinha
1 xícara de chá de purê de tomate
10 folhinhas de manjericão
sal e pimenta a gosto
Comece retirando a casca e as sementes dos tomates:
Dica de como descascar tomates: faça um "X" na parte de baixo de todos os tomates e coloque-os em água fervente. Quando começarem a soltar a casca, retire da água quente e coloque-os em uma bacia de água gelada. Deixe por uns 2 minutos e então puxe a pele facilmente.
Depois corte os tomates na metade e retire as sementes com cuidado.
ATENÇÃO: Não lave os tomates durante ou depois de retirar as sementes, pois quando você lava, parte do suco vai embora com a água e o tomate fica aguado e sem sabor.
Pique os tomates e reserve.
Em uma panela grande, em fogo baixo, coloque o azeite e a cebola e refogue até a cebola começar a murchar.
Acrescente o pimentão e refogue por cerca de 3 minutos.
Acrescente então o alho e refogue por mais 1 minuto.
Coloque os tomates, o caldo de galinha e 500ml de água. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.
Acrescente o purê de tomate, o manjericão e bata tudo no liquidificador. Se ficar muito consistente, pode colocar um pouco mais de água. Volte ao fogo, experimente e acerte o sal e a pimenta (eu não precisei colocar sal e coloquei 1 colher de sopa rasa de pimenta do reino).
Deixe ferver por mais 5 minutos e sirva quente OU coloque na geladeira de um dia para o outro e sirva gelada, como um gaspacho!
Eu servi com pão de alho e foi um sucesso!
Nenhum comentário: