Quando em 2012, um terremoto atingiu a Emilia-Romagna, cerca de 1.000 peças de queijo Parmigiano Reggiano foram danificadas. Na época, para salvar a produção, diversos chefs desenvolveram receitas com os queijos partidos que não seriam vendidos. A única regra era usar o Parmigiano de todas as formas possíveis nas receitas, então surgiu a receita Risotto Cacio e Pepe, do chef que é hoje a maior estrela da gastronomia no mundo: Massimo Bottura, da Osteria Francescana (melhor restaurante do mundo segundo a World’s 50 Best).
Com inspiração nesta receita, fui fazer meu Espaguete Cacio e Pepe, que leva apenas 3 ingredientes e fica sensacional! Saboroso e com um aroma delicioso.
Espaguete Cacio e Pepe
(Rende 2 porções - Tempo de Preparo: 15 minutos)
350g de espaguete
2 xícaras de chá de queijo ralado (usei 1 xícara de parmesão e 1 xícara de pecorino)
1/2 colher de chá de pimenta do reino
Coloque a massa para cozinhar pelo tempo descrito na embalagem, em bastante água salgada. Quando estiver quase al dente, escorra a massa reservando a água do seu cozimento e volte a massa escorrida na panela.
Na panela, misture a massa com o queijo pecorino ralado e adicione a água aos poucos até obter uma consistência bem cremosa. Caso o molho esteja muito líquido adicione mais queijo. Do contrário, adicione mais água.
Prove, ajuste o sal e tempere com a pimenta moída na hora. Sirva imediatamente.
Nenhum comentário: