Gente, fiquei confusa! Esses dias fui fazer escondidinho de abóbora e vocês já viram o tanto de abóbora e abobrinhas que tem no mercado? Sempre que me deparo com essas dúvidas já penso que daria um bom "tipos de..." aqui no blog, então não poderia deixar de escrever este post!
Abóbora de Pescoço ou Abóbora Seca
Ela pode chegar a pesar 15kg, normalmente tem uma parte mais arredondada e um pescoço mais fino. Tem casca verde, rajada de laranja. Essa abóbora é fibrosa e bem úmida, sendo ótima para pães, doces, recheios salgados e também em saladas quando ralada fininha.
(Esta é a abóbora de fazer doces!)
Moranga
É arredondada e famosa pela tradicional receita de “Camarão na Moranga”. Possui grumos e tem cor alaranjada, é usada principalmente para refogados e sopas. Seu sabor é um pouco mais suave.
Abóbora Japonesa ou Cabotiá (Cabotcha / Kabochá)
Essa abóbora é bem seca e saborosa, como uma mistura da abóbora de pescoço com a moranga, ela é usada principalmente para pratos salgados, purês e nhoques.
(É a que eu sempre uso em escondidinho, purê e nhoque)
Abóbora Paulista
É uma abóbora seca, idêntica a menina brasileira, só que colhida precocemente, seu peso não passa de 1,5kg e pode ser usada em refogados e doces.
Abobrinha Italiana
Muito fácil de encontrar, é suculenta e ótima para refogados, pode ser grelhada e recheada.
Abobrinha Menina Brasileira
É a mais conhecida, ótima para refogados e lasanha de abobrinha.
Abobrinha Libanesa
É bem semelhante a abóbrinha italiana, porém com casca mais verde. Serve para ser recheada, refogada ou feita no vapor.
Nenhum comentário: